Sonhos

O que é o Sonho?


Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia séria como uma “fotografia” do inconsciente. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Pensemos no seguinte exemplo: Ao ver duas pessoas estrangeiras que falam um idioma que não é do nosso conhecimento, nunca diriamos que elas não sabem falar. Na verdade, o problema é que não conhecemos aquela língua (sua estrutura, sua gramática, etc). O mesmo acontece com os sonhos. Sua linguagem são os símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que estudar os símbolos. Utilizando-se do conceito de “complexos” e do estudo dos sonhos e de desenhos, Carl Gustav Jung passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos.


O que é Pesadelo?

Pesadelos são sonhos assustadores que usualmente interrompem o sono subitamente por um medo intenso, ansiedade e sentimentos de perigo iminente. A pessoa tem lembrança imediata do contexto assustador do sonho e está completamente alerta logo após o despertar, com pouca confusão ou desorientação. O retorno ao sono, após o episódio, é retardado e não rápido como no terror no sono. Os pesadelos acontecem mais durante a segunda metade do período de sono. O sonho em geral é longo e o medo crescente. A longa narrativa permite diferenciar facilmente pesadelos de terror no sono.

Tipos de sonhos:
Existem muitos tipos diferentes de sonhos. As pessoas vem estudando-os, tentando entendê-los e dividindo-os em grupos.

Sonhos criativos: Pessoas que tem sonhos criativos representam seus sonhos através da pintura ou mesmo através de livros.

Sonhos lúcidos: A pessoa está sonhando, sabe que está sonhando e conseguem controlar o que está acontecendo como se estivessem direcionando um filme. Essas pessoas conseguem se encontrar com outras pessoas pelo seus sonhos e depois quando acordam, descobrem que a pessoa com quem sonharam tiveram o mesmo sonho com as mesmas pessoas e as mesmas coisas.

Pesadelos: Sonhar com monstros, fantasmas significa que você está com medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado. Se você sonhou que você está preso em algum lugar, isso significa que você está preso à uma situação na vida real.

Sonhos previsíveis: São sonhos em que a pessoa que está sonhando alega que certos eventos irá acontecer no futuro.

Sonhos repetitivos: Se você sonha com a mesma coisa mais de uma vez, isso quer dizer que alguma coisa está te preocupando na vida real.

Sonhos sensuais: Todos nós sonhamos sobre sexualidade, especialmente quando estamos passando pela fase da puberdade. É perfeitamente natural sonharmos com esse tipo de coisa em qualquer estágio de nossas vidas.

Símbolos em Sonhos:
Existe diversos jeitos de entender os sonhos. A melhor maneira de entendê-los é seguir seu coração e sua intuição. Apresentamos uma lista com os símbolos mais comuns que aparecem nos sonhos.

Árvores: São símbolos da vida e também podem significar família.

Voar: É um símbolo clássico. Pode vir em forma de pássaros ou aviões, mas todos eles querem dizer liberdade.

Números: São bastante significantes. Cada número tem um significado diferente.

Morte: Geralmente não é sobre alguém que está morrendo. Pode significar o fim de uma fase da sua vida ou o fim de alguma coisa que não é mais útil para você.

Jardins: Representam como você está se sentindo no momento. Se você sonhou com um jardim, tente lembrar dos detalhes, como se parecia e se tinha muitas flores.

Cruzamento: Quer dizer que você tem muitos caminhos diferentes para você escolher e tomar na sua vida. Preste atenção nas placas que você vê no seu sonho, isso poderá ajudar você a tomar uma decisão.

Nascimento: Literalmente pode significar a chegada de um bebê mas também pode significar o começo de uma nova vida.

Prédios: Representam você mesmo. Se você tem sonhos com corredores e cômodos é porque você está tentando entender você mesmo.

Montanhas: Significam coisas que você mais deseja em sua vida. Também podem siginificar obstáculos que devem ser superados.

Comida e bebida: Aparecem em sonhos quase que sempre, mesmo estando sem fome ou sem sede. Siginifica que você precisa de alguma coisa extra em sua vida.

Mapas: Pode nos mostrar qual é o caminho que devemos tomar e também pode significar viagem pela frente.

Significados:

Abandonar - Abandono é sempre indício de mudança de vida. Abandonar algo ou alguém: desejo de mudar. Ser abandonada(o): prosperidade. Abandonar vício: reconciliações.

Abismo - Vê-lo: você tem adversários poderosos. Sair de um: amor recuperado com dificuldades. Cair: cuidado, sérios obstáculos. O sonho com, abismo é sempre medo de alguma coisa.

Aborto - Aviso de deslizes na vida. Insegurança nos planos e perigo de cometer faltas graves.

Abraçar - Abraçar um desconhecido: novidades. Pais: paz doméstica. Marido ou esposa: cuidado com desavenças. Amigo: intrigas.

Acariciar - Uma criança: prazeres inocentes. Pessoa jovem: sensualidade. Pessoa velha: consolo.

Acidente - Com você mesma(o): herança. Com os outros: contrariedades. Se escapar ilesa(o): vencerá obstáculos.

Aconselha - Receber conselhos: cuidado com falsas amizades. Dar conselhos: amizade de muitas pessoas.

Adultério - Prazeres de curta duração. Presenciar um: afronta que receberá. Praticá-lo: paixão violenta.

Afogamento - Ver pessoa afogada: alegria, triunfo. Afogar-se: pequenas perdas.

Agonia - Se for a própria: boa saúde e longevidade. Ver mulher agonizando: gravidez ou nascimento próximo. Ver a agonia de outra pessoa: um parente pensa em você.

Água - É o símbolo da vida. Quando clara e limpa indica sucesso e prosperidade. Água suja e turva: dificuldades que terá de vencer. Água inundando casa: mudança de domicílio. Beber água: poderá ter muitas vitórias sobre inimigos.

Amar - Se é você quem ama: pode sentir angústia. Ser amada(o): satisfações. Se for correspondida(o): você, tem rival.

Campo - Significa desilusão, abandono, desventuras, esperanças ou saudade da natureza e da vida simples.

Propriedade - Você se esforça muito para superar os outros em status. Se era pequena, conte com uma elevação de nível de vida.

Aranha - Se você destrói a teia de aranha indica vontade de vencer os obstáculos, mudar de vida, regeneração. Ser mordido pela aranha quer dizer ser ferido em seu amor próprio. Ver em sonho uma aranha passeando em seu próprio corpo e ter medo ou sobressaltos indica estar espicaçado em seus propósitos e arrependimento.

Tartaruga - Símbolo da construção, do trabalhador e da longevidade. Se sonhou com tartaruga, pode confiar nos seus amigos. Realize sem pressa, mas com perseverança, os seus anseios e ideais.

Embrulho - Receber um embrulho: há alguém que o ama muito. Abrir um embrulho: casamento duradouro. Carregar um embrulho: desapontamento.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...